Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Mais uma adi é ajuizada contra a certidão negativa de débitos trabalhistas

Cndt.

Publicado por Renata Zulma
há 8 anos

Ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (5474), com pedido de liminar, contra a lei que instituiu a CNDT (642-A da CLT).

A CNDT, consoante a legislação, é expedida para comprovar a inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça Especializada e possui prazo de 180 (cento e oitenta dias).

No caso de exigibilidade suspensa ou débitos devidamente garantidos por penhora suficiente, a empresa poderá obter Certidão Positiva de Débitos Trabalhistas, com os mesmos efeitos da CNDT.

A ADI em questão fundamenta-se na violação aos princípios da isonomia, contraditório, ampla defesa, devido processo legal, licitação pública, concorrência e livre iniciativa.

Segundo o Relator, o Plenário do STF julgará a ADI diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido liminar.

Fonte: Portal STF

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações17
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações216
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-uma-adi-e-ajuizada-contra-a-certidao-negativa-de-debitos-trabalhistas/310754132

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)